Serviço de Informática

Missão

O Serviço de  Informática tem por missão assegurar a instalação, manutenção e operacionalidade de todos os recursos e sistemas informáticos da ESEIG, prestando apoio técnico a docentes, estudantes e funcionários na utilização desses recursos e sistemas.

Competências Específicas

  • Assegurar a gestão e a manutenção das infraestruturas de rede, de comunicação e de telecomunicações
  • Gerir os diversos serviços de rede (DNS, Proxy, endereçamentos do protocolos IP,  FTP, Autenticação, etc.)
  • Definir e implementar políticas de segurança quer ao nível das redes, quer ao nível dos sistemas de informação
  • Definir e implementar políticas de segurança (backups) e de recuperação de dados
  • Gerir todo o parque informático da ESEIG – nomeadamente os recursos informáticos existentes em salas de aula, laboratórios, biblioteca, área administrativa e noutros serviços de apoio.
  • Prestar apoio técnico a toda a comunidade da ESEIG na resolução de problemas relacionados com equipamentos ou software
  • Instalar e gerir todo o software de apoio ao ensino e à investigação
  • Assegurar as atualizações de software de acordo com as licenças de campus que a ESEIG dispõe
  • Gerir licenças e contratos de manutenção relacionados com software e equipamentos informáticos
  • Propor regulamentos de acesso e de utilização dos recursos informáticos da ESEIG
  • Propor a aquisição de equipamentos e software solicitados pelo próprio centro de informática, pelos departamentos e serviços da ESEIG
  • Elaborar estatísticas de disponibilidade da rede e da utilização dos recursos informáticos
  • Gerir o sítio web da ESEIG
    • Garantindo a disponibilidade e atualização do servidor web
    • Definindo e mantendo a estrutura do sítio web
    • Assegurando a publicação dos conteúdos

 

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico