X Encontro de CTDI: um marco na ESEIG e a nível nacional

No passado dia 3 de junho de 2016, ocorreu o X Encontro de CTDI, organizado pela Licenciatura de licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) e intitulado “ Sobrecarga informacional e infopoluição: visões individuais e organizacionais “ na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto.
Com o tradicional painel de abertura, abrilhantado com a presença de representantes das Câmaras Municipais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, dos vice-presidentes do IPP e da ESEIG e duma representante da Coordenação da licenciatura de CTDI, os trabalhos decorreram com uma vivacidade correspondente à atualidade e pertinência do tema, incluindo momentos de debate.
O Encontro contemplou dois painéis, repartidos pela parte da manhã e da tarde.

Na sessão da manhã, Alicia Arias Coello, da Univrersidad Complutense de Madrid, falou sobre estratégias para reduzir a sobrecarga da informação no contexto das bibliotecas universitárias; Rui Pedro Marques, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, da Universidade de Aveiro questionou(-se e à plateia) se a sobrecarga de informação na era digital seria uma causa ou consequência da sociedade em que vivemos, inundados de informação. Por último, os docentes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro - DigiMedia, Lídia Oliveira & Vania Baldi, numa comunicação conjunta, apresentada por Lídia Oliveira, abordaram o tema do labirinto hipermediático, fazendo refletir sobre o contraste entre a liberdade utópica da navegação e o enclausuramento na própria navegação.

A sessão da tarde contou com as duas primeiras comunicações na área da Saúde. Sílvia Costa Lopes, Doutoranda em Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, apresentou a temática Literacia da informação e literacia em saúde, numa perspectiva de desafio para os profissionais e para o cidadão comum. Já Raquel Braga, médica de Família no Centro de Saúde (CS) da Senhora da Hora (Matosinhos), partilhou a sua experiência de uma prática premente de selecionar informação de qualidade, recorrendo a estratégias eficazes de pesquisa bibliográfica e reconhecendo as vantagens de trabalho conjunto com os Profissionais da Informação.

José Elisiário Coelho, Mestre em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração, do Instituto Politécnico do Porto, partilhou a sua experiência, enquanto profissional do Grupo Soledad Portugal, incidindo na temática da info-inteligência organizacional como determinante para uma competitividade sustentável, algo exequível com ferramentas adequadas e visão estratégica.

Finalmente, Alexandre Real, Mestre em Gestão de Empresas e Partner da SFORI - Strategy for Improvement – acentuou o atual problema da “infoxicação”- excesso de informação, apontando como desafio o recurso a novas formas de gestão de informação.

A sessão de encerramento contou com a participação da representante da Coordenação da licenciatura de CTDI e com uma representante da APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Documentalistas e Arquivistas da Delegação Norte, Associação Profissional da área do curso de CTDI, e que recorrentemente tem marcado a sua presença nestes eventos de carácter científico e profissional, que pretendem acentuar a junção das realidades académica e profissional.

A presente edição foi lembrada numa perspetiva de que uma dezena de anos de tradição destes Encontros científicos de CTDI já faz história e é uma referência incontornável, na área da Ciência da Informação, a nível nacional e contando, frequentes vezes, com oradores internacionais. Também foi lembrado que este seria o último Encontro a decorrer na ESEIG, visto que, fruto de reposicionamento estratégico do Instituto Politécnico do Porto, a licenciatura de CTDI passará já, no próximo ano letivo a ser lecionada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto - ISCAP. Mas a promessa da continuidade dos Encontros CTDI num novo espaço ficou, desde já, feita para o próximo ano.