Aberto o prazo para propostas de problemas das empresas para o 119th European Study Group with Industry

Desafiamos a sua empresa a apresentar uma proposta de problema para o 119th European Study Group with Industry (ESGI) a decorrer no Porto em junho de 2016.

www.estgf.ipp.pt/esgi

O CIICESI/ESTGF-IPP e a ESEIG-IPP, do Politécnico do Porto, estão a organizar a próxima edição portuguesa do European Study Group with Industry que terá lugar no Porto, na semana de 27 de junho a 1 de julho de 2016.

Os ESGI são internacionalmente reconhecidos como um excelente método de transferência de tecnologia entre a Matemática e a Indústria. Estes eventos consistem em grupos de trabalho, que têm a duração de uma semana, e são um fórum para investigadores industriais e matemáticos trabalharem lado a lado em problemas concretos de importância para a indústria e serviços.
Este evento é apadrinhado pela PT-MATH-IN que representa o elo Português da Rede Europeia da Matemática para a Indústria (EU-MATH-IN) onde os maiores especialistas em Matemática Industrial de toda a Europa estão reunidos.

Como funcionam os Study Groups?

Estes grupos baseiam-se na conjunção de esforços de matemáticos das mais diferentes áreas que, perante um determinado problema apresentado por uma empresa, modelam e sugerem técnicas do seu ramo de conhecimento que possam conduzir a uma eficaz resolução do problema. Estes Matemáticos têm uma vasta experiência na resolução de problemas industriais com soluções construídas à medida.
Habitualmente, o encontro começa com uma apresentação dos problemas por parte das empresas participantes no encontro, período em que os matemáticos presentes colocam questões necessárias para a modelação do problema. De seguida, os participantes distribuem-se por grupos afetos a cada um dos problemas da sua área de investigação onde podem dar um contributo importante.
Depois de formados, os grupos trabalham durante 4 dias para apresentar no 5º dia uma proposta de solução para o problema estudado.

Quem são os principais participantes neste tipo de encontros?

Habitualmente, investigadores seniores, docentes do ensino superior, alunos de doutoramento e de pós-doutoramento com competências em Matemática, tais como otimização, equações diferenciais, estatística, ciências de computação, análise numérica, física, finanças, engenharia, entre outras.

Quem pode apresentar propostas de problemas?

Todas as empresas/instituições legalmente constituídas, sendo que os problemas a tratar serão inicialmente triados no sentido de garantir que a sua modelação se pode enquadrar na esfera da investigação Matemática.

Sobre a confidencialidade dos dados

Caso este ponto seja importante para a entidade proponente, este aspeto poderá ser discutido previamente com a organização do encontro.

Qual o custo de apresentação de um problema?

A cada empresa selecionada é pedida uma contribuição para as despesas da organização do encontro que é calculada em função da dimensão da empresa.

E depois do encontro?

Os membros do grupo de trabalho entregam, depois do encontro, um relatório com as matérias discutidas no grupo, bem como as soluções preconizadas e/ou caminhos de investigação a efetuar posteriormente. Assim, fica em aberto a possibilidade de uma colaboração mais aprofundada entre o grupo de matemáticos e a entidade proponente.

Empresas participantes em edições anteriores

Foram várias as empresas que já participaram nos ESGI realizados em Portugal, tais como a BioSafe, BRISA, Critical Software, Continental, EDP, For Ever, Hospital de Braga, REN, SIBS, SISCOG, SONAE, TAP, entre outras.

Submissão de propostas de problemas

Estamos certas que na vossa empresa identificam algum processo que possa ser melhorado e que possa ser abordado no âmbito deste encontro, com grandes proveitos para a vossa empresa.
Poderá solicitar a marcação de uma breve reunião para apresentarmos com mais detalhe o evento, explicar que tipo de problemas podem ser abordados e apoiar a formulação do problema através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Comissão Organizadora

Eliana Costa e Silva, CIICESI/ESTGF-IPP
Aldina Correia, CIICESI/ESTGF-IPP
Isabel Cristina Lopes, LEMA/ESEIG-IPP
Manuel Cruz, LEMA/ISEP-IPP
Adérito Araújo, LCM-CMUC
Pedro Freitas, FMH-UL/GFM-UL

Contacto

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sítio do encontro
Webpage www.estgf.ipp.pt/esgi
Facebook www.facebook.com/ESGIPortugal/
LinkedIn www.linkedin.com/groups/European-Study-Group-with-Industry-8459944/about 

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico