Knowledge Management, Interactive and Learning Technologies, Research Group

Ensemble – framework de E-Learning

O Ensemble é uma ferramenta concetual para criar e organizar uma rede de e-learning constituída por sistemas e serviços para domínios com avaliação complexa. Ele é totalmente baseado em especificações de normalização de conteúdo e comunicação potenciando o uso das melhores ferramentas para cada domínio. Esta Framework tem duas características distintivas quando comparada com outras:

1) O Ensemble é focado exclusivamente no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o foco está na coordenação dos serviços pedagógicos que são típicos no quotidiano dos professores e alunos nas escolas, como a criação, entrega, resolução e avaliação de tarefas. Este quadro enfatiza o uso de serviços de avaliação para avaliar automaticamente as tentativas dos estudantes para resolver exercícios e produzir feedback relevante sobre a sua qualidade.

2) O Ensemble utiliza um modelo que pode ser descrito como uma "orquestração descentralizada". Uma implementação do Ensemble usa um componente pivô que organiza a comunicação com outros serviços, mas é replicado para cada utilizador final. Esta nova abordagem evita quaisquer problemas que ocorrem recorrentemente em orquestrações centrais.

Especialização do Ensemble

Uma especialização do Ensemble já foi feita para um domínio específico: o domínio da programação de computadores. Neste domínio os vários sistemas e serviços participam na avaliação automática de exercícios de programação, tais como:

  • Assistente de ensino - interface dos utilizadores com a rede e para mediar a comunicação entre todos os componentes;
  • Ambiente de Desenvolvimento Integrado - para codificar os exercícios;
  • Sistema de Avaliação - para avaliar os exercícios dos alunos;
  • Repositório de Objetos de Aprendizagem - para armazenar e recuperar exercícios;
  • Sistemas de Gestão de Aprendizagem - para apresentar os exercícios para os alunos;
  • Sistema de Conversão - para converter formatos de exercícios.
  • Sequenciador de recursos – para sequenciar os recursos educativos.

Este último tem sido o foco de desenvolvimento nos últimos meses. O Seqins (assim se chama o sequenciador) é um - sequenciador de recursos educativos que tem como objetivo automatizar o processo de ensino-aprendizagem em domínios diversos, como por exemplo, as linguagens de programação, entre outros. A abordagem seguida consiste em integrar o Seqins num ambiente pedagógico que inclui outros serviços tais como LMS, avaliador automáticos de conteúdos ou repositórios, através da:

01 Flexibilização no processo de criação de conteúdos;

02 Sequenciação de conteúdos (expositivos e avaliativos);

03 Adaptação de conteúdos baseada no perfil e evolução do aluno;

04 Avaliação automática  (com feedback).

Pretende-se com este projeto automatizar os processos de ensino-aprendizagem,estruturando os cursos em diversos níveis e módulos, de acordo com o perfil e o processo evolutivo de cada estudante (personalizado), assim como procurando promover a interação com diversos tipos de suportes digitais: documentos e conteúdos, vídeos, atividades práticas de aprendizagem e de avaliação automática.

Estágios Académicos e Profissionais

O KMILT oferece estágios académicos e profissionais a estudantes de licenciaturas ou mestrados nas áreas da informática, ciências da informação ou da computação. Contate-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..