3 de junho de 2016

Registo e distribuição de documentação

Sessão de abertura

SESSÃO I

Almoço

SESSÃO II

Sessão de encerramento

Coffee-end

Temática

No nosso quotidiano profissional, académico, social e familiar somos inundados de informação que nos chega por vários meios, com predominância da internet. Acontece também que procuramos voluntariamente a informação, para resolvermos problemas informacionais, com que nos vamos deparando nas mais diversas situações e momentos.

Se a ausência, escassez ou limitações de acesso à informação, no passado, eram um problema, nos dias de hoje, a proliferação da mesma e uma acessibilidade quase ilimitada e alargada a um maior número de cidadãos pode ser entendido como um sinal de progresso.

No entanto, a sobrecarga ou overload informacional também pode ser encarada como poluidora dos ambientes informacionais, representando uma barreira no âmbito da seleção daquela informação que preenche requisitos de qualidade e que é adequada para suprir as necessidades informacionais dos utilizadores.

Saber separar o trigo do joio informacional: eis a questão, num mundo em que predomina a informação digital. E para quem deseja recuperar o trigo, de uma forma rápida e eficiente, condições essenciais para o sucesso e competitividade das organizações e dos seus profissionais, há que saber procurá-lo bem.

Para se obter e comunicar informação de qualidade, há que saber pesquisar, selecionar, avaliar, utilizar e comunicá-la, obedecendo a princípios éticos e a partir de diferentes suportes. Tal corresponde a competências de gestão da informação, onde se incluem competências de literacia da informação, que os indivíduos devem possuir, destacando-se, dentre eles, os Profissionais da Informação. Destes dever-se-á esperar um contributo qualificado, na luta contra a poluição informacional, seja desenvolvendo o seu trabalho de forma isolada e/ou em trabalho colaborativo, mas tendo sempre presente uma perspetiva crítica face à informação com que lidam.

Na sua 10ª edição, o Encontro da Licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação - CTDI, intitulado Sobrecarga informacional e infopoluição: visões individuais e organizacionais, pretende congregar saberes e experiências diversificados de profissionais de áreas distintas e que, de forma crítica, se preocupam em recorrer a estratégias que minimizem o impacto de uma quantidade excessiva de informação, selecionando adequada e eficazmente a informação credível e de qualidade.

Oradores

Alexandre Real

SFORI – Strategy for Improvement
Lisboa – Portugal

Da escassez ao excesso… a era da Infoxicação

Alicia Arias Coello

Facultad de Ciencias de la Documentación. Universidad Complutense de Madrid
Madrid, España

Estrategias de reducción de sobrecarga de información para los usuarios de las bibliotecas universitarias

Alicia Arias Coello

José Elisiário Coelho

Grupo Soledad Portugal
Santo Tirso, Portugal

A influência na competitividade sustentável

Lídia Oliveira

Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro - DigiMedia

Da liberdade utópica da navegação ao enclausuramento na própria navegação

Raquel Braga

Centro de Saúde (CS) da Senhora da Hora
Matosinhos, Portugal

A pesquisa bibliográfica na área da saúde: quando o médico e documentalista cruzam caminhos

Rui Pedro Marques

Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Universidade de Aveiro
Aveiro, Portugal

Sobrecarga de Informação na Era Digital: Causa ou Consequência?

Sílvia Lopes

Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal

Literacia da Informação e Literacia em Saúde - O desafio dos profissionais e do cidadão