Apresentação

A Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto (ESEIG-IPP), criada em 1990 e integrada no Instituto Politécnico do Porto, pretende formar quadros técnicos nas áreas dos cursos que ministra: Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, Contabilidade e Administração, Design, Engenharia Biomédica, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Gestão e Administração Hoteleira e Recursos Humanos, com base numa integração sinergética com o meio socioeconómico envolvente, promovendo simultaneamente o desenvolvimento da região.

Ainda que os cursos iniciados a partir de 2000 tenham funcionado sempre nas novas instalações, até 2001, a ESEIG funcionou essencialmente em dois pólos provisórios, em instalações cedidas pelas autarquias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, parceria que possibilitou que nesse período, a nível logístico, a Escola oferecesse uma formação de qualidade aos alunos que a frequentavam. No ano de 2001, a ESEIG mudou-se definitivamente para instalações, construídas de raiz, na linha fronteiriça entre as cidades de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

As novas instalações da ESEIG estão dotadas de todas as infra-estruturas, espaços e equipamentos necessários ao bom funcionamento dos cursos já implementados, bem como ao de outros que possam vir a funcionar num futuro próximo, permitindo a contínua actualização e expansão da Escola.

A ESEIG encontra-se instalada num edifício novo, dotado de salas de aula com boas condições arquitectónicas e de mobiliário, biblioteca, salas de estudo, boas infraestruturas nos laboratórios informáticos e tecnológicos, Restaurante de Aplicação, Cozinha de Show-cooking, Laboratório de Alojamentos, um auditório e áreas lúdicas e de apoio.

Este projecto apresenta soluções arquitectónicas inovadoras que surtem efeito ao nível do melhor aproveitamento da luz natural, do aquecimento, da envolvente natural, com a instalação, no seio do jardim, de um anfiteatro ao ar livre e de um lago artificial.

O colorido alia-se, aqui, ao conforto e arranjo das instalações resultando num espaço físico de excelente qualidade. As instalações asseguram também a integração do cidadão com deficiência, nomeadamente através da existência de rampas de acesso, elevadores e WC adaptados.

Da área coberta constam salas de aula e laboratórios amplos e luminosos, gabinetes destinados ao pessoal docente e não docente, instalações destinadas aos núcleos de investigação, instalações específicas para o desenvolvimento de actividades associativas estudantis, salas de estudo e de convívio, biblioteca, cantina, bar e reprografia.

Todas as salas de aula estão dotadas de mesas para os alunos, quadros murais, e equipamentos multimédia. Os três anfiteatros comportam 100 lugares sentados e dispõem de meios audiovisuais de apoio. A ESEIG possui ainda um auditório com capacidade para 260 lugares.

A Biblioteca está dotada de três amplas salas de estudo - uma para periódicos e duas para monografias, sendo as restantes destinadas à investigação por parte de docentes, ao depósito e tratamento da informação.

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico