Notas Biográficas

Diana Soares Silva

Bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde Outubro de 2002. É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trabalha há cerca de 11 anos com informação científica e técnica e é atualmente responsável, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), pela Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, que presta serviços a toda a comunidade universitária abrangendo uma multiplicidade de áreas científicas. Tem desenvolvido neste serviço um conjunto de atividades ligadas à difusão de informação, criação e disponibilização de conteúdos e tutoriais Web no uso das fontes de informação e desenvolvimento de iniciativas e projetos de literacia de informação em contexto de ensino superior.

Tiago Fernandes

Licenciado em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (ESEIG-IPP), Pós-graduação em Sistemas de Informação (Escola de Engenharia da Universidade do Minho) e Mestrando em Sistemas de Informação (UM), a realizar investigação sobre o tema Sistemas de Informação para mapeamento/indicadores da produção científica. Desempenha funções na Reitoria da Universidade do Porto, no serviço Biblioteca Virtual, na área dos sistemas e integra vários projetos nacionais e internacionais, tais como o grupo de investigação SCIMAGO (http://www.simago.es/).

Reginaldo Rodrigues de Almeida

Licenciado em Ciências Históricas. Doutorado em Ciências da Comunicação, área na qual é docente na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto de Estudos Superiores Militares. Autor dos livros Sociedade Bit, da Sociedade da Informação à Sociedade do Conhecimento e Voo da Borboleta, Crónicas da Sociedade da Informação, e de artigos em inúmeros órgãos de comunicação social em Portugal e no Brasil; conferencista nas áreas das TIC’s e orientador de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Autor e apresentador do programa Falar Global e dos eventos Fala Futuro. Em 2012, recebeu o prémio Seed of Science na categoria de Comunicação.

Yolanda Martín González

Profesora en el Departamento de Biblioteconomía y Documentación de la Universidad de Salamanca donde imparte diversas asignaturas en el Grado en Información y Documentación y en el Grado en Criminología. Es directora del Máster Oficial en Sistemas de Información Digital de la Universidad de Salamanca y miembro del comité científico del Máster in European Studies de la Università degli Studi di Siena (Italia). Asimismo, pertenece al grupo de conferenciantes especializados de la Comisión Europea, Team-Europe. Sus publicaciones se centran en el estudio de las fuentes de información especializadas y en las políticas nacionales e internacionales de información. Sobre estas temáticas ha impartido además seminarios y conferencias en Francia, Portugal, Hungría, Eslovenia e Italia.

Sérgio Maravilhas

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UA+UP), Mestre em Gestão de Informação (FEUP e Sheffield University), possui Pós-Graduação em TIC (FEUP) e Especialização em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (FEUP e North Carolina State University). Licenciado em Filosofia, Ramo Educacional (FLUP). É Professor e Formador desde 1998, passou pela ESE – IPP como Supervisor do Projeto Internet na Escola entre 2002 e 2005, sendo docente desde 2005 na UA (DEGEI), e desde 2010 na ULP e IESFF a nível de Mestrados e MBA. Leciona no Ensino Superior Marketing, Metodologias de Investigação, Processos Criativos em Inovação, Propriedade Intelectual e Industrial, Vigilância Tecnológica, Gestão de Informação e Comportamento Organizacional. É formador em TIC, Técnicas de Vendas e Negociação e Programação Neuro-Linguística (PNL).

José Carlos Ramalho

Doutorado pela Universidade do Minho em Tecnologia da Programação. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática. É sócio fundador da KEEP SOLUTIONS, professor auxiliar no Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador do Centro de Ciências e Tecnologias de Computação. Antes de ingressar na KEEP SOLUTIONS realizou trabalhos de Analista/Programador como freelancer e foi técnico de comunicações e de redes. É autor de vários trabalhos científicos, 3 livros e editor de várias publicações no contexto da metainformação, arquivos, processamento de informação e disponibilização da informação. Tem liderado o desenvolvimento, desde 1991, de vários projetos para vários arquivos nacionais dos quais se destacam o HiTeX, as Inquirições de Génere, o Index das Gavetas do Cabido da Sé de Braga, o Digitarq e o RODA, entre outros.

Paulo Calçada

Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e é atualmente diretor executivo do Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto. Foi um dos fundadores da Associação Europeia para a promoção do Cloud Computing, EuroCloud, e é atualmente presidente da EuroCloud Portugal e vice Presidente da EuroCloud Europa. A EuroCloud é uma associação sem fins lucrativos que visa a promoção e divulgação do modelo de Cloud Computing na Europa e encontra-se a atualmente presente em 27 países. Participa ativamente em grupos de trabalho nacionais e internacionais, relacionados com as tecnologias de informação, nomeadamente com as áreas de interoperabilidade e certificação. Em particular, é o representante Português no comité ISO para a certificação e normalização do Cloud Computing (ISO/IEC JTC1 SC38).