A disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação, em todas as áreas da ação humana, formatou um contexto com grandes desafios no âmbito da criação, pesquisa, avaliação, seleção, organização e difusão da informação. O perfil de formação e as competências técnicas exigidas aos profissionais tradicionalmente ligados ao tratamento da informação registada (arquivistas, bibliotecários e documentalistas) sofreram alterações profundas para se adaptar ao cenário digital.


Passados dez anos sobre o início da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), criada para responder às exigências desse novo contexto, impõe-se fazer uma reflexão sobre este perfil de formação reconfigurado, com uma abordagem comparativa internacional, considerando as realidades do momento atual e os desafios emergentes.


As organizações e os seus atores precisam de tempo para aceder e usar a informação e não podem desperdiçá-lo procurando essa informação. Os repositórios digitais académicos, de âmbito nacional ou institucional, promovem a concretização deste pressuposto facilitando o acesso à informação científica e técnica. Os catálogos, instrumentos centenários de acesso aos documentos, assumem formas inovadoras e facilitam novos modos de interação com os utilizadores, aperfeiçoando a sua função primordial de localização da informação.


Assim, este VI Encontro CTDI apresenta-se como um fórum de reflexão sobre o papel dos profissionais da informação enquanto motores de mudança, inovação e melhoria no contexto organizacional e social.


Paineis

10° Aniversário da LCTDI

O Contexto Profissional


Resumos e notas biográficas


Contacte-nos

Licenciatura em CTDI

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

Instituto Politécnico do Porto

Vila do Conde

e-mail: ctdi2012@eu.ipp.pt
tel.: 252 291 700


Comissão Organizadora

UTC Ciência da Informação:
Ana Lúcia Terra
Anabela Novais
Milena Carvalho

UTC Informática:
Cândida Silva
Lino Oliveira